Informação para Sexta-feira, 7 de Agosto de 2015

 

 

 

 

 

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO PARA HOJE:

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros fracos, mais frequentes na madrugada e manhã.
Vento nordeste moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 50 km/h,
tornando-se bonançoso (10(20 km/h).

MAR CAVADO, TORNANDO-SE DE PEQUENA VAGA.

Ondas nordeste de 2 metros, diminuindo para 1 metro.

 

Baixa-Mar às 19h38 com 0,3 m

Preia-Mar às 13h20 com 1,7 m

 

O Sol nasceu às 06h57 e vai pôr-se às 20h57

Índice de Ultravioleta 6, alto

 

A temperatura da água é de 24ºC

A temperatura do ar é de 22ºC e Humidade 78%

 

 

 

 

 

 

DESTAQUES:

 

 

 

 

 

- Festas concelhias prosseguem hoje

- Festival Ilha Branca começa hoje ao som dos “Anjos”

- PSD/Açores acusa Governo Regional de esconder a verdade da oposição

- Gestão partilhada do mar dos Açores é uma questão de justiça

- 16 Veículos fiscalizados na Quarta-feira

- Artigo de Opinião de José Ávila intitulado “ 

- Entrevista sobre

 

 

 

Desenvolvimento:

 

 

 

 

 

 

As festas em honra de Santo Cristo dos Milagres continuam hoje.

Às 18:00 haverá tourada à Corda no Corpo Santo, com 4 Toiros da Ganadaria Graciosense de Manuel Silva.

Às 21:00 animação infantil na Praça de São Francisco, às 21:30 abertura da exposição de pintura "Terra e Alma", de Cláudia Medina, no Átrio da Câmara Municipal e às 22:00 lançamento do DVD "Cantigas da Minha Terra", de José Gabriel Martins, no     Multiusos da Graciosa.

A animação musical começa às 22:30 com o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Guadalupe e às 23:30 atuação do Bailinho de Carnaval: "A Confissão da Tia Salomé" da Irmandade da Ribeirinha.

 

 

 

 

 

O festival Ilha Branca começa hoje em Santa Cruz da Graciosa.

Às 00:30 sobe ao palco o Grupo Musical “ANJOS”, uma dupla de cantores portugueses constituída pelos irmãos Sérgio e Nelson Rosado. Após a participação em vários programas de rádio e televisão sobre talentos, tendo vencido alguns deles, em 1999, a dupla é convidada por uma produtora nacional surgindo com um novo nome: os Anjos. Desde então têm somado bastantes sucessos e feito muitos concertos por todo o país. No concerto de hoje vão apresentar o seu novo trabalho “É o Amor” e vão recordar os êxitos da sua carreira já com mais de 15 anos.

A terminar o primeiro dia do festival actua às 02:30 o Dj “Bruno Amaral”.

 

 

 

 

 

Grupo Parlamentar do PSD/Açores anunciou que vai apresentar uma queixa à Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA) da Assembleia Legislativa Regional (ALRAA), acusando o Governo Regional "de não cumprir a lei que estipula um prazo de 60 dias responder aos requerimentos que lhe são dirigidos. Sendo que alguns estão sem resposta há mais de dois anos", disse o vice-presidente da bancada social democrata, António Marinho.

Numa conferência de imprensa, do grupo foi referido que "o Governo Regional tenta esconder a verdade sobre as suas opções", uma vez que "já existem 35 requerimentos do grupo parlamentar do PSD/Açores com o prazo de resposta ultrapassado".

"O tempo de espera para resposta a esses 35 requerimentos situa-se entre os 64 e os 876 dias", explicou o vice-presidente do grupo social-democrata, que lembrou, claramente que "ao PSD/Açores interessa conhecer dados sobre situações relacionadas com todas as ilhas.

"Esses atrasos demonstram falta de respeito pela oposição e pelo próprio parlamento. Aliás, o executivo açoriano levou mais de um ano a responder à própria presidente da ALRAA, depois do PSD/Açores lhe ter endereçado uma carta para saber as razões para os inadmissíveis atrasos na resposta a diversos requerimentos o nosso grupo parlamentar apresentou", concluiu António Marinho.

 

Na sequência das declarações proferidas, em conferência de imprensa, pelo Grupo Parlamentar do PSD-Açores, o Governo dos Açores entende ser necessário esclarecer que “ o Governo dos Açores tem pautado a sua atuação pelo respeito pelos direitos das oposições, cumprindo, com a celeridade possível, o dever regimental de resposta a perguntas escritas das Senhoras e dos Senhores Deputados.”

Refere ainda o comunicado que “nesta legislatura foram já apresentados 447 requerimentos, por todos os Grupos e Representações Parlamentares, versando todas as áreas da governação”, tendo até hoje sido “respondidos 385 requerimentos, a que corresponde uma taxa de resposta de 86,1%, por si só, elucidativa do trabalho desenvolvido pelo Governo dos Açores neste âmbito e do respeito que lhe merecem os direitos da oposição.”

 Refere ainda o Governo que tendo “em conta o percentual de requerimentos não respondidos, apenas 7,83% se encontram extemporâneos relativamente à totalidade dos requerimentos apresentados, estando os demais dentro do prazo de resposta”, “números ilustram bem o empenho que o Governo dos Açores coloca nesta matéria e no relacionamento com as forças políticas representadas na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.”

 

 

 

 

 

João Mendonça, candidato às eleições legislativas nacionais, reuniu na quarta-feira com a Associação dos Pescadores Graciosenses.

Na ocasião, o candidato do PS Açores afirmou que cabe à República acautelar os interesses dos setor das pescas, nomeadamente dos Açores, junto dos parceiros europeus, pois “só com um governo próximo e conhecedor da nossa realidade será possível defender os interesses dos Açores perante a incompreensão ou ameaças que poderão surgir do exterior ”.

João Mendonça lembrou ainda que “é preciso defender intransigentemente as especificidades regionais e para isso espera-se um Governo da República atento às questões mais sensíveis, como a gestão das quotas de algumas espécies das quais dependem comunidades piscatórias das ilhas mais pequenas” e que “o próximo governo da República tem de entender que a gestão partilhada dos recursos da maior Zona Económica Exclusiva do país é uma questão de justiça e bom senso, o qual faltou nos últimos quatros anos de governação da coligação PSD/CDS”.

 

 

 

 

 

A Esquadra da PSP de Santa Cruz da Graciosa efectuou uma operação de fiscalização rodoviária na Quarta-feira.

Segunda nota do Comando Regional foram fiscalizados 16 veículos e detetadas 02 infrações de natureza contraordenacional, das quais por falta de documentos e uso de telemóvel durante a condução de veículo.

Na sinistralidade rodoviária ocorreram, nos Açores, um total de 04 acidentes de viação, dos quais resultaram danos materiais.

 

 

 

 

No espaço de entrevista de hoje é nosso convidado

Uma entrevista para ouvir às 17h30, ou a qualquer hora em www.radiograciosa.com

 

 

 

PASSAMOS A OUTROS TEMAS:

 

 

 

 

 

 

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO PARA AMANHÃ:

 

Céu geralmente pouco nublado.
Vento leste bonançoso (10/20 km/h).

Mar de pequena vaga.
Ondas nordeste de 1 metro.

 

 

 

 

 

UTILIDADE PÚBLICA

 

 

 

Esta informação está disponível em som e texto, a qualquer hora, em radiograciosa.com

Foram as notícias da Rádio Graciosa, apresentadas por…

Fique bem e continue connosco.